terça-feira, 30 de abril de 2013


SEIS SIGMAS 

Seis Sigma é uma estratégia gerencial de mudanças, para acelerar o aprimoramento em processos, produtos e serviços, que atua na redução da variação do resultado entregue aos clientes. Aumenta significativamente o resultado da empresa, pois reduz drasticamente os custos da não qualidade, como desperdícios, inspeções, retrabalho, sucata, perda de clientes e desgaste da imagem. 

abordagem Seis Sigma foi desenvolvida pela Motorola, na década de oitenta, com o objetivo de reduzir a taxa de falhas em seus produtos eletrônicos manufaturados. O termo "sigma" é uma medida estatística que define a capacidade do processo em trabalhar livre de falhas. Quando um processo tem Seis Sigma, isto nos diz que sua qualidade é elevada, que a probabilidade de defeitos é extremamente baixa, 3,4 falhas por milhão ou 99,99966% de perfeição.  Trabalhar em Seis Sigma significa trabalhar em classe mundial. A estimativa dos analistas de mercado norte-americanos é de que, em quatro anos, as indústrias de transformação, que não estiverem com um nível de qualidade Seis Sigma, estarão sem capacidade competitiva.

O QUE É SEIS SIGMA?

É tecnicamente um dos elementos do processo de Qualidade Total. O uso do Seis Sigma é uma forma muito mais quantitativa de medir os esforços de Qualidade Total e efetivamente comunicar o progresso para clientes, funcionários, fornecedores e acionistas, pois mede o desempenho em termos absolutos, e não relativos, comparando-se com a concorrência. 

Embora as ferramentas estatísticas usadas não sejam novas, a abordagem Seis Sigma acrescenta considerável valor a elas, permitindo um gerenciamento baseado em dados e não apenas sentimentos ou intuição. As métricas e ferramentas são uniformizadas por toda a organização desenvolvendo um vocabulário comum. Exige que muitas coisas estejam quantificadas, mesmo sendo intangíveis, como a percepção do 
cliente. 

Na implantação do Seis Sigma, se estrutura uma equipe que atua como agente de mudanças, trabalhando em projetos com grande retorno financeiro, pela redução de falhas usando métodos estatísticos. Utiliza-se várias técnicas estatísticas para reduzir a variabilidade e consequentemente as falhas. Esta equipe é formada por pessoas treinadas para disseminar o conhecimento Seis Sigma e dar assistência aos demais integrantes da organização, viabilizando a aplicação dos métodos estatísticos necessários. Estes agentes de mudança são denominados de faixa pretas (Black Belts).