sexta-feira, 17 de maio de 2013

JUST-IN-TIME

O conceito Just-In-Time (JIT), surge por meio de uma filosofia japonesa que contaminaria a sociedade ocidental com outros modelos de produção. 

Just-In-Time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes.

O just-in-time é o principal pilar do Sistema Toyota de Produção ou produção enxuta.



Segundo Slack, Chambers e Johnston (2002) existem três pontos principais que definem a filosofia just-in-time:

  • A eliminação de desperdício
  • O envolvimento dos funcionários na produção
  • O esforço de aprimoramento contínuo

.Com esse sistema, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados. O conceito de just-in-time está relacionado ao de produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e posteriormente fabricá-lo ou montá-lo. Nas fábricas onde está implantado o just-in-time o estoque de matérias primas é mínimo e suficiente para poucas horas de produção.


Para que isto seja possível, os fornecedores devem ser treinados, capacitados e conectados para que possam fazer entregas de pequenos lotes na frequência desejada. A estratégia da Toyota no Japão tem sido aproximar progressivamente a manufatura de seus clientes e fornecedores. A redução do número de fornecedores para o mínimo possível é um dos fatores que mais contribui para alcançar os potenciais benefícios da política just-in-time.Essa redução, contudo, causa uma vulnerabilidade no processo de fornecimento, já que fornecedores alternativos foram excluídos.


A melhor maneira de prevenir esta situação é selecionar cuidadosamente os fornecedores e obter uma forma de proporcionar credibilidade dos mesmos de modo a assegurar a qualidade e confiabilidade do fornecimento. Nas modernas fábricas de automóveis, as quais são construídas em condomínios industriais, os fornecedores just-in-time estão a poucos metros e fazem entregas de pequenos lotes na mesma frequência da produção da montadora, criando um fluxo contínuo. Dessa forma, o sistema de produção adapta-se mais facilmente às montadoras de produtos onde a demanda de peças é relativamente previsível e constante, sem grandes oscilações. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário